Sobre
o Reumatismo

O reumatismo infantil

Diferentemente do que muitos imaginam, as doenças reumáticas não são exclusivas dos adultos. Elas acometem milhares de crianças e adolescentes, e os sintomas são similares aos que afetam os adultos como dor e inchaço nas articulações, febre, emagrecimento, fraqueza e atrofia muscular, além da inflamação de vários órgãos.

A doença mais frequente é a artrite idiopática juvenil (AIJ). Outras patologias inflamatórias, como a febre reumática (FR), o lúpus eritematoso sistêmico (LES), a dermatopolimiosite (DMP), a esclerodermia (ESP), a fibromialgia juvenil e as vasculites, entre outras, são também doenças importantes e requerem acompanhamento médico e multiprofissional adequado para assim evitar incapacidade física progressiva. O tratamento para essas doenças é complexo e multiprofissional, o que requer recursos humanos e financeiros. Além de medicamentos modernos e eficazes, inclui reabilitação e psicoterapia constantes, por vários anos. As famílias, que estão abaladas com o diagnóstico, devem estar atentas que a adesão ao tratamento é decisiva para que as crianças voltem a tem uma vida com qualidade, seja do ponto de vista físico, emocional, social ou escolar. E é para isto que a ACREDITE existe. Na clínica de Reumatologia Pediátrica do Hospital São Paulo/Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, são atendidas cerca de 500 crianças e adolescentes com reumatismo por mês. Todas elas são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a maioria delas é proveniente de famílias simples, com recursos limitados. O orçamento familiar médio é de um a dois salários mínimos.  Nossa missão é garantir um tratamento de qualidade, com todas as possibilidades existentes, suprindo todas as necessidades. Nosso time de voluntários, equipe profissional e equipe administrativa estão sempre ao lado das famílias para que todos os possíveis obstáculos sejam superados. Desde a nossa fundação em 2001 até os dias de hoje nós lutamos para que todos os pacientes tenham um tratamento digno, humano e acima de tudo de qualidade similar ao praticado nas melhores clínicas de Reumatologia Pediátrica do nosso país e do mundo. E felizmente estamos conseguindo que isto seja uma realidade. ACREDITE! Você pode fazer a diferença para as crianças com reumatismo e suas famílias adotando o tratamento de uma ou mais crianças. Todos os recursos são utilizados na compra de medicamentos, contratação de profissionais, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistente social, aluguel de imóveis adequados e transporte de pacientes e familiares, entre outros.

Sinais e sintomas

Os pais e cuidadores devem ficar atentos se, de forma inesperada, a criança/adolescente começa a deixar de realizar atividades rotineiras como correr, jogar bola, se vestir ou até mesmo se alimentar.

Ela pode começar a se queixar de dores constantes e que não melhoram com o uso de medicamentos anti-inflamatórios. Ou até mesmo apresentar vermelhidão na pele e fraqueza muscular. Esses são alguns exemplos que podem indicar uma possível doença reumática.   É importante ressaltar que a cada 100 crianças, 2 vão ao médico com queixas reumatológicas e, muitas vezes, a doença demora a ser diagnosticada e a criança e sua família passam por diferentes especialistas o que pode atrasar o início de um tratamento adequado em aproximadamente 1 ano. Procure um especialista em reumatologia a qualquer sinal/sintoma de doença reumática, pois a rapidez na identificação da doença é peça fundamental para um tratamento adequado minimizando assim o quadro de inflamação articular.

Para saber mais:

Acesse nosso canal no youtube
Fale com o especialista

Ficou com alguma dúvida, ou deseja mais informações? Fale com nosso especialista!

Obrigado!
Obrigado! Recebemos seus dados e te contataremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form
Acredite © 2023 Todos os direitos reservados. Tel: (11) 5576-4848 ramal 1361
R. Dr. Bacelar, 173 – 12 andar – Vila Clementino – Sao Paulo – SP
Acredite © 2023 Todos os direitos reservados.
R. Dr. Bacelar, 173 – 12 andar – Vila Clementino – Sao Paulo – SP